Essa semana vamos falar sobre:
- Parcerias
- Estrutura de custos
Parcerias
Aqui você identificará os fornecedores e parceiros de seu negócio. As parcerias são fundamentais.
Relação Comprador-Fornecedor: é o tipo mais comum de parceria e visa a garantir suprimentos confiáveis. Um lado fica com um fornecedor de qualidade e o outro, um comprador confirmado e recorrente.
Alianças estratégicas: acontecem entre empresas que não são concorrentes, num acordo que beneficia ambos os lados. Como terceirização de serviços de limpeza.
Estrutura de custos
É imprescindível que você liste os custo necessários para abrir e manter sua empresa.
Isso porque criar uma Proposta de Valor, manter um Relacionamento com Clientes e desenvolver Fontes de Receita gera custos, da mesma forma que os Recursos, Atividades e Parcerias Principais demandam suas próprias despesas.
Todo negócio precisa estimar o quanto custa manter a empresa funcionando, inclusive os gastos com marketing.
É importante também manter um dinheiro para eventuais gastos e contas (esse dinheiro "extra" chamamos de capital de giro).
Os custos geralmente se dividem em fixos e varáveis.
Custos fixos: nessas casso as despesas do negócio são sempre as mesmas, independentemente do tamanho da produção. Ex: aluguéis e salários.
Custos variáveis: nessas estruturas, os custos dependem muito do volume de produção. Se você não produz, por exemplo, não existem custos variáveis. Ex. Quanto mais você produz, mais energia elétrica você deve consumir, logo o consumo de energia ou água é um gasto variável.
Exemplos

Atividade: Preencha os últimos blocos (Parcerias e Estrutura de custos) na folha com o modelo dado pelo professor na aula anterior.
Vamos tentar novamente...😎
Jogue mais uma vez o Quizz. Agora será bem mais fácil responder as perguntas sobre o modelo de negócios CANVAS.
OBS: Após abrir o link escreva um apelido e clique em ok para começar o jogo. Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário