Como vimos na semana anterior o CANVAS é dividido em nove blocos ou funções, agrupados em quatro etapas: o que; quem; como e quanto.
Essa semana vamos falar sobre:
- Segmento de cliente
- Proposta de valor
- Canais
- Relacionamento com o cliente
Segmento de clientes
Cada cliente tem um perfil específico que o agrupa de alguma forma, seja essa classificação pela idade, localização geográfica, necessidade entre outras.
Exemplo de segmentação:Segmentação Geográfica - segmentam o público geograficamente, quando for importante para a decisão de compra a localização do cliente (bairro, cidade, estado, região ou país).
Segmentação Demográfica - consideram características relevantes sobre as pessoas que consomem produtos ou serviços (idade, gênero, profissão, estado civil etc...).
Segmentação Psicográfica - mesmo sendo de natureza subjetiva, alguns dados psicográficos podem te trazer grandes resultados (valores, aspectos da personalidade, estilo de vida entre outros).
Segmentação comportamental - dados comportamentais ajudam a identificar como e por que razões o consumidor compra um produto ou serviço e não outros (hábitos de consumo, preferências, relações com marcas, participações em eventos).
Mapa de empatia: Ele pode te ajudar a entender seu cliente e te ajudar a segmentar melhor quem potencialmente irá consumir seu produto/serviço, além de ser útil na definição de proposta de valor que é o nosso próximo assunto.

Mapa de empatia retirado do material FOREMP
Proposta de valor
Nesse momento você deve explicitar o conjunto de benefícios que pretende oferecer aos seus clientes.
Exemplos
Proposta de Valor | PNBOX: Sebrae Minas
Canais
Os Canais são mais que locais de distribuição, eles para Osterwalder e
Pigneur (2011), podem ter cinco fases distintas:
Conhecimento – Como tornamos os nossos produtos e serviços conhecidos?
Avaliação – Como ajudamos os clientes a avaliarem a proposta de valor?
Compra – Como os clientes compram os produtos e serviços?
Entrega – Como fazemos a proposta de valor chegar aos clientes?
Pós-venda – Como apoiamos os clientes no pós-venda?
Exemplos
Relacionamento com o cliente
Esse é um dos itens mais confundidos pelos empreendedores durante o preenchimento do Canvas, porque é muito comum preencher ele como um canal (rede social ou o próprio site). Na verdade temos que pensar em como criar estratégias para melhorar ou mesmo criar um relacionamento com o cliente.
O relacionamento com os clientes se resume, basicamente, a três ações:
- conquista de novos clientes;
- manutenção dos clientes existentes;
- aumento das vendas.
Atividade: Preencha os blocos (Segmento de cliente, Proposta de valor, Canais e Relacionamento com o cliente) na folha com o modelo dado pelo professor na aula anterior.
--------
*OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário