quarta-feira, 26 de julho de 2023

Segunda semana de Modelagem de negócios CANVAS (Semana 12)

 Como vimos na semana anterior o CANVAS é dividido em nove blocos ou funções, agrupados em quatro etapas: o que; quem; como e quanto.

Essa semana vamos falar sobre:

  • Segmento de cliente
  • Proposta de valor 
  • Canais 
  • Relacionamento com o cliente

Segmento de clientes

Cada cliente tem um perfil específico que o agrupa de alguma forma, seja essa classificação pela idade, localização geográfica, necessidade entre outras.

Exemplo de segmentação:
Segmentação Geográfica - segmentam o público geograficamente, quando for importante para a decisão de compra a localização do cliente (bairro, cidade, estado, região ou país).
Segmentação Demográfica - consideram características relevantes sobre as pessoas que consomem produtos ou serviços (idade, gênero, profissão, estado civil etc...).
Segmentação Psicográfica - mesmo sendo de natureza subjetiva, alguns dados psicográficos podem te trazer grandes resultados (valores, aspectos da personalidade, estilo de vida entre outros).
Segmentação comportamental - dados comportamentais ajudam a identificar como e por que razões o consumidor compra um produto ou serviço e não outros (hábitos de consumo, preferências, relações com marcas, participações em eventos).

Exemplos:

Mapa de empatia: Ele pode te ajudar a entender seu cliente e te ajudar a segmentar melhor quem potencialmente irá consumir seu produto/serviço, além de ser útil na definição de proposta de valor que é o nosso próximo assunto.
Mapa de empatia retirado do material FOREMP



Proposta de valor

Nesse momento você deve explicitar o conjunto de benefícios que pretende oferecer aos seus clientes.

Exemplos


Proposta de Valor | PNBOX: Sebrae Minas


Canais

Os Canais são mais que locais de distribuição, eles para Osterwalder e
Pigneur (2011), podem ter cinco fases distintas:

Conhecimento – Como tornamos os nossos produtos e serviços conhecidos?
Avaliação – Como ajudamos os clientes a avaliarem a proposta de valor?
Compra – Como os clientes compram os produtos e serviços?
Entrega – Como fazemos a proposta de valor chegar aos clientes?
Pós-venda – Como apoiamos os clientes no pós-venda?

Exemplos


Relacionamento com o cliente

Esse é um dos itens mais confundidos pelos empreendedores durante o preenchimento do Canvas, porque é muito comum preencher ele como um canal (rede social ou o próprio site). Na verdade temos que pensar em como criar estratégias para melhorar ou mesmo criar um relacionamento com o cliente.

O relacionamento com os clientes se resume, basicamente, a três ações:
  1. conquista de novos clientes;
  2. manutenção dos clientes existentes;
  3. aumento das vendas.


Atividade: Preencha os blocos (Segmento de cliente, Proposta de valor, Canais e Relacionamento com o cliente) na folha com o modelo dado pelo professor na aula anterior.

--------
*OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-Vindos!

 Olá! Você tem dúvidas de como elaborar um modelo de negócios? Não sabe por onde começar? Esse blog foi criado para ajudar empreendedores co...